terça-feira, 26 de junho de 2012

MÃES DE ANJOS....


Quando estiver tentando ajudar uma mulher q perdeu um filho, não ofereça sua opinião pessoal sobre sua vida, suas escolhas, seus projetos para seus filhos, ou como ela deveria se comportar...
Não diga: É a vontade de Deus. por favor, não deduza o q Deus quer pra mim. A vontade de Deus é q ninguém sofra. Ele apenas permite. Apesar de saber q muitas coisas terríveis q acontecem ...são permitidos por Deus, isto não faz estes acontecimentos menos terríveis.
Não diga: Foi melhor assim do q de outra forma.. Por favor, não tente me confortar destacando isto.
Não diga: Você tem outros filhos. Se tivesse a escolha entre perder este filho ou furar meu olho com um garfo, eu teria dito: Onde está o garfo? Eu morreria por este filho, assim como você morreria por seu filho.Uma mãe pode ter dez filhos, mas sempre sentirá falta daquele q se foi,
Não diga: Agradeça a Deus pelo(s) filho(s) q você tem. Se a sua mãe morresse num terrível acidente e você estivesse triste, sua tristeza seria menor pq você tem seu pai?
Não diga: Já não é hora de deixar isto pra trás e seguir em frente? Esta situação não é algo q me agrada. Eu queria q nunca tivesse acontecido. Mas aconteceu e faz parte de mim pra sempre.A tristeza tem seu tempo q não é o meu ou o seu.
Não diga: Eu entendo como você se sente. A menos q você tenha perdido um filho, você realmente não sabe como eu me sinto. E mesmo q você tivesse perdido, cada um vivencia esta tristeza de modo diferente.
Não me conte histórias terríveis sobre sua vizinha, prima ou mãe q teve um caso parecido ou pior. A última coisa q preciso ouvir agora é q isto pode acontecer seis vezes pior ou coisas assim. Estas histórias me assustam e geram noites de insônia assim também como tiram minhas esperanças... Mesmo as q tenham tido final feliz, não compartilhe comigo. Não finja q nada aconteceu e não mude de assunto quando eu falar sobre o ocorrido. Se eu disser antes de meu filho morrer... Ou quando ele estava vivo...não se assuste. Se eu estiver falando sobre o assunto, isto significa q quero falar. Deixe-me falar. Fingir q nada aconteceu só vai me fazer sentir sozinha. Não diga Não é sua culpa. Talvez não tenha sido minha culpa, mas era minha responsabilidade e eu sinto q falhei. O fato de não ter tido êxito, só me faz sentir pior...
Diga: Eu sinto muito. É o suficiente. Você não precisa ser eloqüente. As palavras dizem por si. Diga: Ofereço-lhe meu ombro e meus ouvidos. Diga: Eu fiz uma oração por vocês. Mande flores ou uma pequena mensagem. Cada uma q recebi, me fez sentir amada. Não envie novamente se eu não responder.Não ligue mais de uma vez e não fique brava se eu não atender sua chamada. Se nós somos amigos íntimos e eu não estiver respondendo suas ligações, por favor, me visite.
Não espere tão cedo que eu apareça em festas ou vibre de alegria no natal ou ano novo...
Reconheça q eu sofri uma morte em minha família, não é simplesmente uma licença médica. Reconheça q além dos efeitos colaterais físicos, eu vou estar triste e angustiada por algum tempo. Por favor, me trate como você trataria uma pessoa q vivenciou a morte trágica de alguém q amava. Eu preciso de tempo e espaço.
Eu talvez diga olá, mas talvez eu não consiga reprimir as lágrimas. Talvez ainda se passaram semanas ou meses antes q eu fique pelo menos uma hora sem pensar nisso. Você saberá quando eu estiver pronta. Acima de tudo, por favor, lembre-se que isto é a pior coisa que já me aconteceu. A palavra morte é pequena e fácil de dizer. Mas a morte do meu filho é única e terrível. Vai levar um tempo até q eu descubra como conviver com isto...!

Um comentário:

  1. Estou emocionada quando li seu comentário no meu blog me arrepiei toda senti vida em você... querida nossa anjinhas Maria Fernanda e a Lais estão feliz por saber q geramos um irmãozinho(a) pode ter certeza q nosso anjos conversou com Deus pois acredito que ha mão de nossas filhas nessa nova gravidez.Beijos. Estarei sempre aqui por perto...Estou tão feliz que queria muito te dar um abraço amiga.....

    ResponderExcluir