quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Antes de ser Mãe....



"Antes de ser mãe eu nunca tive
que segurar uma criança chorando
 para que médicos pudessem
fazer testes ou aplicar injeções.
 Eu nunca chorei olhando
pequeninos olhos que choravam.
 Eu nunca fiquei gloriosamente feliz
com uma simples risadinha.
 Eu nunca senti meu coração se despedaçar
 quando não pude estancar uma dor.
 Eu nunca imaginei que uma
coisinha tão pequenina pudesse
 mudar tanto a minha vida.
 Eu nunca imaginei que pudesse
amar alguém tanto assim.
 Antes de ser mãe eu nunca me
levantei à noite a cada 10 minutos
 para me certificar de que tudo estava bem.
 Nunca pude imaginar o calor,
 a alegria, o amor, a dor
 e a satisfação de ser mãe.
 Eu não sabia que era capaz
de ter sentimentos tão fortes.
 Por tudo e, apesar de tudo, obrigada, Deus,
 por eu ser agora um alguém tão
frágil e tão forte ao mesmo tempo.
 Obrigada Deus por permitir-me ser Mãe!”


****FILHA MAMÃE TE AMA MAIS QUE TUDO****

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Mães de Anjos...


Ontem assistindo o programa direção espiritual do Pe. Fábio de Melo ouvi um testemunho que me chamou a atenção e  foi uma lição de fé pra mim,senti que Deus falou comigo,pois nestes 4 meses sem minha filha estou muito perdida,sem rumo,sem direção e questionando muito o porque de tudo isso.

O Padre recebeu uma carta que era um testemunho de uma mãe que contou que tinha dificuldade de engravidar e que entregou nas mãos de Deus este sonho de ser mãe e que em suas orações pedia a Deus que se fosse da sua vontade ele realizasse este sonho mas que ela não queria sofrer um aborto mas que chegasse com sua gestação até o fim,pois Deus realizou este sonho,pelo que conta a carta e pelo modo de falar ela é de uma família temente a Deus,ela fez uma promessa que quando sua filha crescesse um pouco as duas iriam enterrar o umbigo da filha na canção nova aos pés de Jesus,falou na carta que ela e o marido tiraram férias agora em janeiro de 2012 e foram pra lá,ela o marido e a filha de 1 ano e 10 meses,ela conta que lá nos pés do Senhor as duas enterraram o umbigo conforme prometido e ela entregou  a filha a Jesus dizendo “ela não me pertence mas pertence ao Senhor” e agradeceu a benção de ser mãe,só não imaginava que no dia que prometeu enterrar o umbigo da filha teria que enterrar a própria filha,pois na volta da canção nova eles sofreram um acidente gravíssimo onde a filha de 1 ano e 10 meses veio a falecer,seu marido esta internado ainda,pelo oq falou na carta teve problemas na medula,ela apesar de estar dirigindo não sofreu nenhum mal que afetasse sua saúde.Ela mesmo conta que mora em uma cidade pequena e que todos lá acreditavam que ela não fosse agüentar tamanho sofrimento,mas como ela mesmo disse,”não vou dizer que não dói,que não estou sofrendo,mas ao invés de ficar questionando a Deus o porque,eu agradeço por ter realizado meu sonho e ter me dado a chance de ser mãe de um anjo”

Ela sabe que seu sofrimento ainda não acabou, pois seu marido esta no hospital sem previsão de alta, ela continua seguindo em frente e colocando nas mãe de Jesus, pois sabe que todas a manhas que sai pra visitar seu marido Deus esta renovando suas forças.

Tentei resumir aqui o testemunho, mas quem assistiu a direção espiritual ontem 15/02/2012 também ouviu, quando conseguir o vídeo do testemunho de ontem eu coloco aqui.

Deus tocou no meu coração colocar este testemunho aqui, ele mexeu muito comigo,nestes 4 meses sem minha filha não deixo de questionar um segundo o porque de tudo ter acontecido,fico tentando achar uma resposta mesmo sabendo que não encontrarei,porque eu sei que Deus quando nos coloca no mundo sabe quando será nosso ultimo dia,não vou mentir dizendo que a partir de agora vou ser diferente vou para de pensar no que aconteceu,parar de sofrer,porque estarei mentindo,mas vou agradecer a Deus por este tempo que me proporcionou a ser mãe de um anjo,Deus não poderia ter escolhido filha melhor,a Maria Fernanda foi tudo que sempre sonhei,sei que se for da vontade de Deus terei mais filhos,mas ela sempre será a minha primeira filha e nunca deixarei de ama La e de pensar nela.

As vezes as pessoas podem até pensar que já superei,pois estou trabalhando e voltei a uma rotina semelhante a que tinha antes,mas não,nunca deixei de pensar em minha filha um só segundo da minha vida,posso estar fazendo oque for mas meu pensamento esta sempre nela.Penso nela desde do minuto que descobri que estava grávida e vou pensar eternamente.

Sei que como eu, como esta mãe que deu o testemunho tem milhares de outras mães vivendo pela metade,não vou falar que temos que esquecer oque aconteceu e seguir enfrente,ser como éramos antes,pois se é impossível pra mim é impossível pra todas as outras mães também,mas eu pelo menos quero tentar viver da melhor maneira possível,pois sei que não posso tocar,beijar,abraçar minha pequena mas sinto ela e sei que ela esta comigo.Pois ela nunca deixara de ser minha filha e eu nunca deixarei de ser mãe.

Te amo Filha.....minha Mariinha

Ando Devagar....


Ando Devagar
Ando devagar porque já tive pressa
e levo esse sorriso, porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe
eu só levo a certeza de que muito pouco eu sei, eu nada sei
Conhecer as manhas e as manhãs,
o sabor das massas e das maçãs,
é preciso amor pra poder pulsar,
é preciso paz pra poder sorrir,
é preciso a chuva para florir.
Penso que cumprir a vida seja simplesmente
compreender a marcha, e ir tocando em frente
como um velho boiadeiro levando a boiada,
eu vou tocando os dias pela longa estrada eu vou,
de estrada eu sou
Conhecer as manhas e as manhãs,
o sabor das massas e das maçãs,
é preciso amor pra poder pulsar,
é preciso paz pra poder sorrir,
é preciso a chuva para florir
Todo mundo ama um dia, todo mundo chora,
Um dia a gente chega, no outro vai embora
Cada um de nós compõe a sua história,
e cada ser em si carrega o dom de ser capaz,
e ser feliz
Conhecer as manhas e as manhãs,
o sabor das massas e das maçãs,
é preciso amor pra poder pulsar,
é preciso paz pra poder sorrir,
é preciso a chuva para florir
Ando devagar porque já tive pressa
e levo esse sorriso porque já chorei demais
Cada um de nós compõe a sua história,
e cada ser em si carrega o dom de ser capaz,
e ser feliz
FILHA QUANTA SAUDADE....MAMÃE TE AMA.........LOGO NOS REENCONTRAREMOS.....BJS

O peso que a gente leva..

Olho ao meu redor e descubro que as coisas que quero levar não podem ser levadas. Excedem aos tamanhos permitidos. Já imaginou chegar ao aeroporto carregando o colchão para ser despachado?
As perguntas são muitas... E se eu tiver vontade de ouvir aquela música? E o filme que costumo ver de vez em quando, como se fosse a primeira vez?
Desisto. Jogo o que posso no espaço delimitado para minha partida e vou. Vez em quando me recordo de alguma coisa esquecida, ou então, inevitavelmente concluo que mais da metade do que levei não me serviu pra nada.
É nessa hora que descubro que partir é experiência inevitável de sofrer ausências. E nisso mora o encanto da viagem. Viajar é descobrir o mundo que não temos. É o tempo de sofrer a ausência que nos ajuda a mensurar o valor do mundo que nos pertence.
E então descobrimos o motivo que levou o poeta cantar: “Bom é partir. Bom mesmo é poder voltar!” Ele tinha razão. A partida nos abre os olhos para o que deixamos. A distância nos permite mensurar os espaços deixados. Por isso, partidas e chegadas são instrumentos que nos indicam quem somos, o que amamos e o que é essencial para que a gente continue sendo. Ao ver o mundo que não é meu, eu me reencontro com desejo de amar ainda mais o meu território. É conseqüência natural que faz o coração querer voltar ao ponto inicial, ao lugar onde tudo começou.
É como se a voz identificasse a raiz do grito, o elemento primeiro.
Vida e viagens seguem as mesmas regras. Os excessos nos pesam e nos retiram a vontade de viver. Por isso é tão necessário partir. Sair na direção das realidades que nos ausentam. Lugares e pessoas que não pertencem ao contexto de nossas lamúrias... Hospitais, asilos, internatos...
Ver o sofrimento de perto, tocar na ferida que não dói na nossa carne, mas que de alguma maneira pode nos humanizar.
Andar na direção do outro é também fazer uma viagem. Mas não leve muita coisa. Não tenha medo das ausências que sentirá. Ao adentrar o território alheio, quem sabe assim os seus olhos se abram para enxergar de um jeito novo o território que é seu. Não leve os seus pesos. Eles não lhe permitirão encontrar o outro. Viaje leve, leve, bem leve. Mas se leve.
Pe. Fabio de Melo

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Oração para aliviar sua dor


Senhor Jesus, Tu És a vida verdadeira e vieste a este mundo para que tivéssemos vida em plenitude. Permite-nos encontrar-Te, a fim de darmos um sentido mais sublime ao nosso existir humano. Faze que consigamos ver teu rosto sagrado nos acontecimentos cotidianos e nas pessoas que nos circundam. Atende aos pedidos que Te apresentamos com filial confiança. Com a força do Teu Santo Espírito fortifique a nossa fé, tantas vezes fragilizada pelos acontecimentos que, humanamente, não conseguimos entender. Elimina de nossos corações o desejo de ver provas grandiosas para crermos em Ti. Educa-nos, para que confiemos totalmente na força da Tua Palavra que liberta cura e vivifica. Ajuda-nos a entender que a vida que nos deste alcança sua plenitude na eternidade. Derrama o bálsamo do alívio e do consolo sobre os corações dos pais que perderam prematuramente seus filhos queridos. Que estes pais, não obstante a dor e o sofrimento tenham, pela fé, a capacidade de ouvir Tua doce afirmação: “Teu filho está vivo”. Que o vazio gerado pela ausência física dos nossos entes queridos possa ser preenchido pela Tua sagrada e divina presença.
Acolhe-nos em Teu colo sagrado. Ressuscita-nos pelo dom do Teu amor.
Amém

domingo, 12 de fevereiro de 2012


Filha Mamãe te ama mas do que tudo nesta vida......

Pedido Simples de Pais Enlutados

1. Eu desejo que você não tenha medo de falar o nome do meu filho perto de mim. Meu filho foi e sempre será importante e eu preciso ouvir o nome dele.


2. Se eu chorar ou me emocionar podemos conversar sobre isso... eu queria que você soubesse que não é porque você tenha me magoado. O fato de que meu filho partiu causou minhas lágrimas. Você tem me permitido chorar e eu lhe agradeço. Chorar e emoções inesperadas fazem parte do processo da minha dor.

3. Saiba que as roupinhas que porventura eu quiser lhe dar do meu filho, não transmitem doença alguma, não precisa fazer cara de espanto se eu oferecer ao seu filho algo que foi do meu filho. Ao invés disso, deveria sentir-se privilegiado por ter algo que pertenceu a um anjo.

4. Vou ter altos e baixos emocionais, altos e baixos. Eu não queria que você pensasse que se eu tiver um bom dia meu luto está acabado, ou que se eu tiver um dia ruim eu preciso de aconselhamento psiquiátrico. Meu humor se tornou instável e imprevisível, da alegria ao desespero, e é tão imprevisível para mim, como para você. Isso faz parte da minha nova vida "normal".

5. Eu queria que você soubesse que A PERDA DE UM FILHO É DIFERENTE DE OUTRAS PERDAS e deve ser visto em separado. É A MAIOR TRAGÉDIA NA VIDA DE UM SER HUMANO... Eu queria que você NÃO A COMPARASSE COM A PERDA DE UM PAI, UMA MÃE, UM AVÔ, UMA AVÓ, UM TIO, UMA TIA, UM CÔNJUGE OU UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO...

6. Ser um pai ou mãe em luto não é contagioso, então eu queria que você não fugisse de mim ou fingisse que não me viu, quando estivermos num mesmo lugar.

7. Eu queria que você soubesse que todas as reações "loucas" de luto que eu tenho são, na verdade, muito normais. Depressão, raiva, frustração, desesperança e questionamento de valores e crenças são esperadas após a partida de uma criança que foi, é e sempre será muito amada.

8. Eu queria que você não esperasse que minha dor já estivesse acabado em três meses. Por favor, não ache que exista um "período de tempo" e eu me torno um pai/mãe “ex-enlutado(a)", mas eu estarei doente para sempre me recuperando dessa tragédia em minha vida. Por favor, não me diga como eu deveria lidar com minha dor ou que "é hora de seguir em frente" ou "um dia haverá a superação deste sofrimento". A palavra "superação" é um termo de mídia, moda, que é absolutamente sem sentido para nós.

9. Eu queria que você entendesse que existem reações físicas ao sofrimento. Eu posso ganhar peso ou perder peso, dormir o tempo todo, desenvolver uma série de doenças, ser propensa a acidentes ou esquecida, tudo isto pode estar relacionado à minha dor. Eu posso tornar-me isolada e retirada por períodos de tempo. Eu posso até mesmo não ser capaz de falar nas chamadas de telefone ou dar retorno a ligações, mensagens... e isso tem a ver com minha dor, não com você.

10. Aniversário do nosso filho, aniversário de morte (dolorosa palavra) e feriados são tempos terríveis para nós. Nestes dias preferimos ficar sós para que nossa dor não ofenda ninguém.

11. É normal e bom a maioria de nós re-examinar a nossa fé, valores e crenças, depois de perder um filho. Vamos questionar todas as coisas que foram ensinadas em nossas vidas, e esperamos chegar a algum novo entendimento com Deus. Eu queria que você me deixasse à vontade com nossa nova religião, que está nos dando um pouco de conforto para nossos corações dilacerados.

12. Eu quero que você entenda que o luto muda as pessoas. Eu não sou a mesma pessoa que era antes do meu filho partir e eu nunca mais serei essa pessoa novamente. Se você continuar esperando e me incentivando a "voltar para o meu velho eu", você vai se decepcionar. Eu sou uma nova criatura, não por escolha, mas pelas circunstâncias, com novos pensamentos, aspirações, prioridades, valores e crenças. Por favor, tente me conhecer de novo... talvez você ainda goste de mim.....

(Autoria Desconhecida)

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Como Viver Sem Você?


Tento achar uma forma
De lançar a Dor no esquecimento
Na saudade ver boas lembranças
Mas eu não aguento....
É dificil crer que tudo acabou
Não tenho forças para Recomeçar
Há perguntas dentro de mim
Nem o tempo vai explicar
só Deus tem a resposta
Nele posso Esperar!!
Mas hoje viver sem você
Ainda é real demais pra ver
Meu coração se partindo
Quando a Metade era Você!
Como viver sem você??
Sei que tenho que aprender
Hoje ainda não consigo
Só mesmo Deus pra me dizer!!
Minha vida esta no Centro da vontade do Senhor
Tudo que eu tenho é Dele
E você,Ele levou